Skip to main content

Nestes tempos de adaptação, de novos hábitos, onde a palavra confinamento é nos já familiar, em que existe cansaço físico e psicológico do impacto que a pandemia causou em termos de saúde e bem-estar a todos nós, encontrarmos, sempre, estratégias para que consigamos nos manter saudáveis mentalmente e fisicamente é uma prioridade. O isolamento dos nossos sentimentos e vida social, quer estejamos com a nossa família ou sozinhos é real. A alimentação passou a estar muito presente e é preciso que estejamos conscientes. Quer pela insegurança alimentar, os baixos recursos económicos, quer pela rotina de petiscos diários ou pelo refúgio e consolo que a comida nos trás e acabamos por comer “o que nos apetece”. A alimentação é  conforto, é (era) socialização, sim, mas temos que incluir urgentemente a palavra Saudável. Na minha consulta clínica é uma prioridade que tenho em que entenda que temos de englobar este três fatores de forma Consciente. Olhar para o nosso mundo e percebermos, ao longo do tratamento, que comportamentos podemos alterar, passamos do autoconhecimento, para mudanças de hábitos e uma reeducação alimentar. No final do processo conseguimos perceber o porque, o como e o correto. 

Neste momento para todos que estamos em casa é primordial que tenhamos uma alimentação saudável, em especial para quem têm patologias como diabetes, obesidade e hipertensão arterial, são fatores de risco para a gravidade na infeção por Covid-19.

Podemos começar o nosso planeamento para uma alimentação saudável com dois princípios básicos, que já ouvimos falar mais ou menos, que são:

  • Horários, mais ou menos desajustados mas continuamos a ter, a primeira refeição do dia, o pequeno-almoço, e em seguida após 3h30 faça o almoço… e de 3h30… vai-se aperceber que não tem tanta fome para os petiscos e ao jantar vai ter muito menos apetite. O que é aconselhável para que tenha uma excelente noite de sono.
  • Lista de compras, não se esqueça de fazer um plano das refeições, para que não esteja constantemente a comer o mesmo tipo de alimentos. Convindo a fazer um exercício: registe durante 5 dias o que come… e vai analisar a monotonia ou não da sua alimentação.

Necessitamos de pequenos passos para fazer mudanças conscientes. 

Planeie a sua Alimentação.

Deixo-vos para consulta o inquérito, da Direção Geral da Saúde que teve como objetivo conhecer os comportamentos alimentares e de atividade física em contexto de contenção social, para combate à pandemia da COVID-19. Consulte aqui. Materno-nos informados é a melhor forma de termos uma Nutrição Consciente!